segunda-feira, 8 de junho de 2020

A amamentação na Bíblia - Parte I

Essas flores brancas são conhecidas como "Neve da montanha".
O maná e o leite materno são como flores brancas enviadas por Deus.


Deus derramou o maná sobre o deserto dos hebreus. Todos os dias, menos aos sábados, os hebreus se levantavam para recolher o maná, um pão de mel branco. De domingo à sexta, as crianças ajudavam os pais a recolher a “neve do deserto”, a comida dos céus. Se guardassem para o dia seguinte, o maná apodrecia. Na sexta, aquele pão parecido com “coentro branco” caía em dobro.

De maneira surpreendente, o maná guardado de sexta para sábado se mantinha perfeito. Aquele delicioso bolo de mel se manteve apropriado ao consumo por mais de dois mil sábados, durante 40 anos. O maná fala de sabores, nutrição e louvor. O sétimo dia de Gênesis é o sagrado sábado do Senhor.

Deus só deixou de fazer chover o “trigo do céu” quando seu povo entrou na terra que mana leite e mel, o novo mundo.

O maná nos ensina inúmeras lições de amor. Alimentar é a mais bela lição de amor. Deus alimentou seu povo com o melhor pão. Deus concedeu aos bebês o alimento da mãe, o maná convertido em leite. O pão da mãe é o pão do Céu. “Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente” (Isaías 40:11).

Segundo o médico pediatra e psicanalista D.W. Winnicott, não há data para desmamar. “Muitas vezes, o desmame realiza-se gradativamente e num ambiente estável, não surgindo dificuldades especiais” (A criança e o seu mundo. p. 93). A amamentação prepara a criança para o mundo. “A criança que esteve colada milhares de vezes ao peito materno encontra-se, evidentemente, numa situação muito diferente daquela que foi alimentada o mesmo número de vezes por uma garrafa”, afirma Winnicott. Enquanto a fórmula infantil está relacionada com a obesidade infantil e cânceres em crianças, o leite materno é vida, imunidade, saúde integral. Ele alimenta com amor.

Quando estiver amamentando, olhe nos olhos do seu filho, com todo amor. A amamentação é um momento único para você dizer com os olhos, o corpo e o leite que o ama. Aproveite cada segundo para alimentá-lo com seu amor.

Para amamentar, ore a Deus. Ele lhe dará sabedoria e forças. Na Bíblia, há versos lindos sobre o ato de amamentar. Deus escolheu colocar leite na mãe para nutrir seus filhinhos. A amamentação traz benefícios espirituais, pois a dimensão espiritual é uma somatória das dimensões física e emocionais. Por isso, seria muito importante que as igrejas falassem da importância de amamentar – uma fase única para o ser humano. “Para que mameis, e vos farteis dos peitos das suas consolações; para que sugueis, e vos deleiteis com a abundância da sua glória” (Isaías 66:11).



O melhor alimento para o nenê é o que lhe foi provido pela Natureza. Não deve, sem necessidade, ser dele privado. É falta de coração eximir-se a mãe, por amor da comodidade ou de diversões sociais, da delicada tarefa de amamentar o filhinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário